quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Lucy, 611


Toc, toc. A maçaneta gira e abre-se a porta da máquina do tempo. Quando a gente passa para dentro, passa também a saudade: depois de 43 longos dias longe de casa, nosso querido Marcos está de volta, por perto de novo, recebendo a visita da família e amigos no quarto 611 do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro, em São Paulo.

O cenário mudou bastante, mas a rotina não: como em Santarém, Marcos segue trabalhando o corpo várias vezes por dia, com mudanças constantes de decúbito e sessões intensivas de fisioterapia e terapia ocupacional. Ficar sentado, com as pernas para baixo, ainda é um esforço danado. Mas aos poucos ele vai ganhando resistência, ficando cada vez melhor nos exercícios que o preparam para permanecer com conforto na cadeira de rodas.

E isso tudo ainda é uma etapa preparatória: desde sua chegada em São Paulo, Marcos está vivenciando o primeiro estágio de um longo processo de adaptação, até que possa começar de fato a usufruir de toda a estrutura e equipamentos oferecidos pelo Lucy Montoro. Ele tem passado por uma bateria de testes e exames, para que os médicos possam definir um prognóstico mais preciso para o seu caso. Um ponto crítico no estado clínico do Marcos continua sendo a escara nas suas costas. Ele deverá passar por uma cirurgia plástica que fechará de vez a ferida, mas é preciso que a cicatrização evolua até o ponto ideal para a intervenção cirúrgica. Com um problema a menos para o corpo se preocupar, a expectativa é que Marcos tenha melhores condições físicas para concentrar todas as suas energias, exclusivamente, no seu processo de reabilitação motora.

Enquanto isso, sua agenda segue lotada. O entra-e-sai da equipe é constante. Às vezes, até cansa. Mas Marcos segue firme. E agora, com uma novidade: todos os dias, tem visita!

Podem subir ao quarto no máximo três pessoas por vez. Por isso, é comum que se organize na portaria do Lucy Montoro uma pequena lista de espera, por ordem de chegada. Outra questão é que muitas vezes surge algum exame ou procedimento de enfermagem que o Marcos precisa fazer justamente no horário de visita. Por uma razão ou outra, há, portanto, sempre algum risco, todos os dias, de que o Marcos não possa receber-nos. Geralmente, não acontece, tudo funciona bem. Mas caso algum impedimento venha a ocorrer, desde já, contamos com a compreensão antecipada de todos.

O importante agora é estarmos juntos. E aproveitar que Marcos está por perto de novo. A presença dos parentes e amigos fortalece demais nosso "fortaleza". Traga sua saudade para cá. Durante a semana, as visitas são permitidas das 16h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados, o período é maior: das 14h às 18h. Mas é melhor chegar no início do horário. Enquanto alguns passam algum minutos no 611 outros tantos põem a conversa em dia na grande e aconchegante sala da recepção do Lucy Montoro.

Clique aqui para saber o endereço. E sejam todos muito bem-vindos à máquina do tempo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário