sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

A fortaleza


Desde a cirurgia no dia 03 de janeiro, Marcos Alencar vem se recuperando de forma lenta mas progressiva, sem maiores recaídas.

Na semana passada, por exemplo, ele ainda tinha muita dificuldade para engolir a própria saliva. Anteontem, no entanto, ele comeu frutas e tomou sopa. Tudo isso é para se comemorar: um gole refrescante de água gelada. Um bocejo grande e sem dor. Uma boa hora de sono... Com pequenas façanhas como estas, diariamente, Marcos vai conquistando aos poucos a sua recuperação.

Neste momento, a batalha se desenrola principalmente em 3 frentes:

O primeiro desafio hoje é ampliar a capacidade respiratória do Marcos, ajudando-o a expelir a secreção que insiste em se formar nos seus pulmões. Para isso, estão sendo realizadas 3 sessões diárias de fisioterapia que, entre outros benefícios, ajudam a fortalecer a musculatura toráxica comprometida por conta da lesão na medula. Os resultados já estão aparecendo: o chiado no peito do Marcos diminuiu significativamente nos últimos dias. Hoje de manhã, pela primeira vez, ele nos disse que sentia as vias respiratórias totalmente desobstruídas (torçamos para que essa condição se mantenha de agora em diante). Com mais conforto para respirar, o Marcos tende a dormir melhor (depois da operação ele ficou sete dias seguidos sem pregar os olhos!). O descanso traz mais força, mais energia, e as melhorias vão acontecendo assim, em cadeia: um avanço leva à outro.

A segunda frente de batalha é o controle das infecções hospitalares, em especial a pulmonar e a urinária. Os médicos estão atentos. Ele já vai completar 2 semanas de internação. E, por enquanto, tudo segue bem. Os antibióticos estão dando conta do recado.

A outra bola da vez é uma ferida que apareceu no cóccix do Marcos, por conta do tempo que ele fica deitado. Ontem ele passou por um procedimento cirúrgico para limpar o machucado e, a partir de agora, ele trocará de posição a cada 2 horas para que a ferida possa cicatrizar e para que não se formem novas escaras.

Ontem, numa boa conversa de corredor, o atencioso Dr. Erik Jennings, neurocirurgião que operou o Marcos, mostrou-se otimista com o processo de recuperação e estimou que num período entre 2 e 4 semanas, se tudo correr sem imprevistos, ele estará em condições de voltar para São Paulo.

Enquanto o Marcos não vai, a família é que vem: ontem foi a vez da sua irmã, Marta, aterrisar em Santarém. O pai, Rui Alencar, e o irmão, Ricardo, já estavam aqui junto com a Barbara, esposa, e o Antonio Lino, um grande amigo. Agora, já somos 6 (contando com o competente enfermeiro Thiago Braga). Uma equipe muito bem gerenciada pela pessoa mais importante nessa história toda: o próprio Marcos.

A postura dele tem sido exemplar. O corpo pode estar debilitado, mas a cabeça, em compensação, preserva uma lucidez admirável. Ele participa de todas as decisões, orienta os procedimentos diários da enfermagem e organiza as escalas da equipe, que tem se revezado em duplas, para ficar com ele 24 horas por dia.

Desde o início, Marcos nunca deixou de se esforçar. Nós aqui, em volta do leito, vamos nos alimentando dessa energia, dessa firmeza. Cada dia é uma comprovação de que ele não é grande apenas por causa do seu respeitável um metro e noventa: sua envergadura transcende o corpo. É uma grandeza da vontade, do espírito. Para além das aparências, em todos os sentidos, Marcos vem nos mostrando a fortaleza que ele realmente é.

49 comentários:

  1. Que ótima ideia fazer este blog. Assim podemos ter informações exatas do que aconteceu e do que vem acontecendo com o Marcos. Estou muitíssimo feliz de saber dos progressos e da força dele. Me fez relaxar e deu uma sensação de estar mais próxima, apesar da enorme distância. Força, Marquito!
    Saudades!
    Bjinhus
    Lígia De Lócco

    ResponderExcluir
  2. Marcos, quando eu e o Daniel soubemos do acidente ficamos muito chocados, tristes e, posteriormente, apreensivos. Com as noticias no blog ficamos aliviados em saber que esteja evoluindo positivamente. Estamos torcendo muito pra que fique tudo bem.
    Tenho rezado muito para que você fique bem, tenha muita força e continue lutando sempre. conte com a gente.
    beijos e abraços

    Selma e Daniel

    ResponderExcluir
  3. Marcos, meu querido...
    Toda força do mundo para você. Estou contigo sempre, pois você mora no meu coração.
    Beijos...

    ResponderExcluir
  4. Cunhéééééci!!! Força Fetuta! Beijo pra todos! Até breve!

    ResponderExcluir
  5. Coisa linda ler isso aqui... Vamo Fetú!!

    ResponderExcluir
  6. vamos lá Marcão!!!! força guerreiro.

    ResponderExcluir
  7. Isso ai Fetu, vamos que vamos! Um grande abraço pra você meu amigo!

    ResponderExcluir
  8. Fortaleza de amor e alegria. Força e perseverança!
    Que a recuperação prossiga.
    Cunhééééééci!!!!!
    abs irmão

    ResponderExcluir
  9. Bom saber que o "Marquinhos" está se recuperando. Estamos torcendo muito por aqui!

    ResponderExcluir
  10. Querido!!!! Aqui nós estamos torcendo muito pela sua recuperação e sua volta. Tenho certeza da sua força...Um beijo enorme pra você e pra toda essa família que atravessa junto contigo a batalha. Mi

    ResponderExcluir
  11. Olha só quanta energia boa! Fetu e Babi, penso em vocês todos os dias desde o dia 29. Às vezes com perguntas, outras com desejos, mas são sobretudo as reflexões que têm povoado meus pensamentos. Bonito de ver quanta coisa boa está saindo desse episódio triste! E como são poderosos e criativos esses amigos e familiares! Veja só, Fetu: você hoje vai virar feijoada. Quinta-feira, vira balada. Olha que você ainda vira filme, hein? Um beijo grande e cheio de esperança!

    ResponderExcluir
  12. Fetuuuuuuuu,
    Meu amigo, não estava sabendo do seu acidente. Tomei conhecimento exatamente agora, quando Antonio e Babi compartilharam esse blog.
    Fico mais tranquila por ao mesmo tempo que tive notícias de um acidente grave, recebo a informação da sua força e da sua vontade de viver, o que é o mais importante.
    Sei muito bem o que está sentindo, pois durante um ano de minha vida (19 aos 20 anos) que perdi toda mobilidade do corpo, mas foi a minha vontade de viver que me ajudou a vencer essas barreiras.
    Continue firme e forte que você também vai vencer.
    Conte comigo! xeru

    ResponderExcluir
  13. Babi...

    ja faz muito tempo que não te vejo, mas o carinho e a amizade que sentia por vc continua a mesma!!!Sei o que o Marcos significa pra vc, eu acompanhei todo o começo de um relacionamento de amor e total parceria de vcs dois...tbm sei o que esta sentindo...mas como conheço a sua força interior tenho certeza que essa fase vai ser um período difícil, não é facil ver quem amamos numa cadeira de rodas sem poder fazer tudo o que tem vontade por conta própria...mas tenho certeza que o Marcos terá vontade de viver o suficiente para se adaptar e voltar a fazer tudo o que vcs faziam antes do trauma...acabei de me formar mas sei que posso te ajudar de alguma forma...vou trabalhar com neuro...amo a neuro e conheço os caminhos que vão enfrentar...então, desde já me coloco a disposição para ajudar da forma em que eu puder!!!!

    Barbara, vc sempre foi muito especial pra mim!!!!

    Me liga

    Mil bjs, muita força e fé!!!

    ResponderExcluir
  14. Marcos e Babi, força total nesse momento! Vivendo um dia de cada vez, é isso ai. Estou aqui conectada com vcs e mandando boas vibracoes. Espero revê-los logo em sampa city!!!!!!

    Bjao,
    Flavia de Paula

    ResponderExcluir
  15. Querido Marcos, estamos torcendo por você, as vezes a vida nos prega uma peca, mas acredito que você e forte, tem sabedoria e forca para superar todos os caminhos que você tem a percorrer nesta vida. Estamos aqui e Brasilia fisicamente, mas nossos corações estão ai em Santarem juntos com você.
    Beijos a todos.
    tia Neuza, tio Ruberio, Juliana , Leticia e Luana.

    ResponderExcluir
  16. Fala Fetu,
    Rapaz eu to aqui com o pensamento ligado na sua recuperacao. Fico feliz que voce tem tido apoio medico, da familia e dos amigos.
    Eu aqui examinando em dizer para voce umas palavras para auxiliar na sua recuperacao.
    Pazciencia meu irmao. Use sua forca do querer e do pensamento. Voce esta inteiro!
    abraco
    Saulo

    ResponderExcluir
  17. Marcos, mesmo que a presença não seja constante e os caminhos sejam diferentes pode ter certeza estamos todos aqui em Goiânia torcendo por você.
    Há uma imensa corrente lhe mandando boas vibrações.
    Tenha fé em Deus, seja forte e você vencerá essa grande batalha.

    Um grande beijo de seus Tios Rivaldo, Marilei e primos.

    ResponderExcluir
  18. Marcos, seja como as ondas do mar
    que mesmo quebrando contra os obstáculos,
    encontram força para ...recomeçar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Querido Marcos,

    Fico feliz por sua recuperação, tenho certeza que é apenas o começo e que ainda vou ler muitas coisas sobre sua recuperação neste blog.
    Desejo que te Deus te ilumine e conserve esse sorriso, mesmo com tanta adversidade.

    Um forte abraço primo

    ResponderExcluir
  20. Fetu,
    que alegria ver esta foto, sorriso estampado na cara de todo mundo! Estamos pensando em você todos os dias, enviando nossos melhores desejos e aspirações para que sua recuperação seja a mais serena possível! Grande abraço, Mau e Gabi.

    ResponderExcluir
  21. Fetu, meu caro, estamos rezando por você! Muita luz e muita força!

    ResponderExcluir
  22. Fetu, Babi, familia, to longe mas to pensando em vcs. Muita energia positiva e um tanto de calma. Lindo sorriso, fetu, to torcendo por vc. Grande abraco, re.

    ResponderExcluir
  23. Marquinhos meu primo!!!! Nossa estou chocada com essa noticia, mas creio que Deus tem um proposito em todas as coisas!!! Continue com sua forca e determinacao.. Vc esta em minhas oracoes!!! Beijo grande da prima, Kenia

    ResponderExcluir
  24. Parabéns para quem escreveu o Artigo "A Fortaleza". Foi perfeito, pois foi isso que senti hoje quando conheci o Marcos, sua esposa Barbara, sua mãe e seu pai. Foi algo inusitado, pois fui até o seu apartamento hoje no hospital, após dezenas de tentativas que fiz desde sexta feira, quando um amigo meu (Paulo Brancher)que tem um amigo que é amigo do Marcos, me falou do acidente e pediu que eu visitasse o Marcos pois ele, sendo de São Paulo, se encontrava hospitalizado em Santarém. Até ler o Blog, agora a pouco, estava crente que o acidente tinha ocorrido na sexta, 13/01 e o apoio que meu amigo Paulo me solicitava estava relacionado com questões de emergência do tipo, necessidade de internação, encaminhamento de operação, diagnósticos e outras coisas do gênero. Até falei hoje para o Marcos e sua família da minhas tentativas de encontra-lo no final de semana e das dificuldades encontradas por conta da burocracia que me dificultava o contato, até pelo fato de eu não ter nenhuma relação de parentesco e nem saber nada sobre o paciente que eu procurava. Felizmente, finalmente hoje quando visitei o Marcos e sua família percebi que as questões de emergência já foram todas encaminhadas e agora lendo o Blog entendi que a ajuda necessária é de apoio moral, espiritual e até financeiro para ajudar no processo de recuperação que o Marcos está inserido. Vou me inserir neste rol de amigos que já estão ajudando e ver o que eu posso fazer também para ajudar nesse processo.
    Voltando ao início do comentário, volto as dizer, fiquei impressionado com a calma, a tranquilidade e a clarividência com a qual Marcos está encarando sua atual situação. Sinceramente marcos você é uma Fortaleza!

    ResponderExcluir
  25. Querido Marquito!!

    Vc está sendo um enorme exemplo pra muita gente. Sua força, sua calma é fundamental nesta hora.E será em todas as horas futuras. O comentário do Pedro Peloso me comoveu pra caramba. E olha que ele nem te conhecia... Continue assim, garoto!! Nós estamos e vamos continuar com vc!! Beijo enoooorme nesse coraçãozão!!

    ResponderExcluir
  26. Olá Marcos e Babi,

    Acredito na força que possuem para enfrentar essa situação e aqui, de longe, torço para vencerem essa batalha.
    Um forte abraço

    Eder

    ResponderExcluir
  27. Força FETU!!!
    Ás vezes aparecem em nossas vidas
    Momentos difíceis;
    Momentos que tiram as nossas forças,
    Junto de nossa coragem.
    Parecem ser momentos muito fortes,
    Momentos incombatíveis...
    Faça de cada minuto,
    Uma gotinha de coragem em busca pela felicidade!
    E tenha sempre em mente o Amor de Deus.
    Deus mora em sua vida
    Não tenha dúvidas,
    Confie Nele!
    Ele não coloca desafios que você não possa enfrentar;
    Ele coloca desafios para que você cresça no amor
    E na vontade de viver...
    E que “Momentos”
    São apenas momentos,
    E que a FÉ
    É um Segredo Eterno.

    Companheira profissional - PMG
    Luzia Guedes - Jornalista

    ResponderExcluir
  28. Meu caro Fetu,

    Muita forca e muita fe!
    É incrivel como tem tanta gente aqui pensando muito em voce.
    Assim como voce sempre fez na sua vida - nao desista!

    Grande abraco

    ResponderExcluir
  29. Fetu!!! Força na peruca!!!
    'tamo torcendo, tá?
    beijo grande da Mica

    ResponderExcluir
  30. Marquito... caraca vc acredita que estou com saudades até das nossas brigas..kkkk... fala sério!!!!
    Força, mentaliza suas energias em coisas boas, abra seu coração para Deus, pois Ele nunca nos desampara e sabe das nossas necessidades e angústias... sabe Marquito, já passei algumas aprovações e Deus nunca me abandonou, sempre me deu as respostas...creia que Deus realiza o que perante os olhos dos homens pareça impossível, mas para Deus opera milagres e bençãos!!!
    Fique com Deus, meu querido amigo!!!

    ResponderExcluir
  31. Oi Marcos,

    Estamos todos torcendo por você.Que Jesus ampare a todos.Muita luz...Te amamos.
    Tia Cristina, Vinícius, Carolina, Camila e Gabriel
    beijos

    ResponderExcluir
  32. Oi primo, estamos aqui torcendo por vc. Não desanime, persista mesmo em momentos difíceis. Não cultive o pessimismo e saiba que seus amigos e familiares estão mandando vibrações positivas para vc. Centraliza no poder das orações e na sua recuperação e não esqueça que Jesus está olhando por vc.
    Muita força e fé.
    grande abraço
    sua prima Carol

    ResponderExcluir
  33. Grande Fetu!

    Que baque essa notícia sua irmão. E ao mesmo tempo, que respiro de vida e força. Sensibilizado, e mandando boas vibrações para essa luta.

    Espero que vcs já tenham pensado nessa : faça o quanto antes um plano de saúde. Pra quando passar a carência vc possa ter um bom atendimento, médico e fisioterapia, e gastando pouco.

    um abraço cheio de amor amigo.

    ResponderExcluir
  34. Oi Marcos...

    Fiquei sabendo o que aconteceu através da Rosana e do Ed, e dando uma olhada nesse blog, e ter conhecimento do que está acontecendo na sua vida eu não tive como não me emocionar, primeiro pelo susto, e depois por ler todos estes comentários e sentir toda essa fé que as pessoas estão tendo por você e pela sua recuperação. Eu não tenho muito o que dizer, apenas desejar muita força e energia pra você e sua família e não se esqueça que tem alguém que tem muito amor, maior que todos nós, e que está cuidando de você. Um grande abraço meu e da Karol!

    ResponderExcluir
  35. Oi Marcos

    Quando fiquei sabendo o que aconteceu com você tomei um susto, mas sabendo que esta superando todos obstáculos fiquei mais tranqüila. Você e muito forte e vai ficar muito bem. A Meire esta mandando muita energia boa pra você e todos aqui também. Estaremos torcendo pela sua recuperação que será breve. Forca e estaremos todos juntos pra te ajudar no que for preciso. Um grande abraço pra você e toda sua família que esta cuidando muito bem de você. Quando voltar para Sampa iremos vê-lo. Bj Rosana e família / Meire e João. Fica com Deus.

    ResponderExcluir
  36. Fetu e Babi,

    tô aqui bem mais longe agora, em Porto Alegre, mas todos os dias pedindo toda força do mundo pra vocês, com todo meu coração. Que deus fortaleça vocês a cada momento, com todas as vibes lindas de todo mundo que está torcendo pras coisas ficarem bem logo! Meu apoio de longe, com amor.

    beijo grande!

    Nani

    ResponderExcluir
  37. Ola meu parceiro Marcos meu companheiro de todas as horas eu e a Janaina estamos torcendo cada dia mais pela sua recuperação te admiro como um pessoa pela inteligência, perserverança e capacidade de superar as diversidades estamos lhe esperando aqui em SP com todo carinho conte conosco um forte abraço !

    ResponderExcluir
  38. Fetu, sou tão distante... mas te vi menino... e ao saber do que aconteceu e ler a forma como sua alma grandiosa está encarando esse momento, e ver o amor nas palavras das pessoas que estão contigo... fiquei muito emocionado e não pude deixar de compartilhar com vocês...

    Que você tenha sempre essa alegria, e com certeza irá encontrar muitos amigos que vivem essa situação e que lhe trarão mais força ainda.

    Para quem escreveu essas palavras no blog... que lindo o reconhecimento que está registrando por todas as pessoas que os têm apoiado. Um dia nos veremos e será... aquele abraço!

    ResponderExcluir
  39. Oi Marcos e Família,

    Desde que te visitei aí no hospital,no dia 16/01, estou acompanhando os comentários de apoio aqui pelo BLOG. Como você disse naquele dia "cada dia é um dia e é preciso ir vencendo os obstáculos um de cada vez". Tenho certeza que você tem vencido os obstáculos dos últimos dias.
    Força camarada!O caminho é longo...

    ResponderExcluir
  40. Oi, Marquito!!

    Estamos organizando um evento em Guarulhos para colher mais um cadinho de ajuda material pra vc e família.
    Vc já virou feijoada, chopada, agora vai virar música, meu amigo... rsss. Assim que tiver o dia e local acertados peço pro Antonio Lino publicar no blog.
    Já reparou que as correntes de apoio e vibração pra vc estão erradicadas por quase todo território nacional?? É mole??
    "Eita menino porreta de bão!!" Se vc tinha alguma dúvida do quanto é amado (e isso é mérito também de sua família) aqui está tendo a certeza do carinho dos amigos.
    Continue sempre e sempre com essa força que Deus te deu, garoto! Continuamos juntos!! Beijão enoooorme!!

    ResponderExcluir
  41. Oi Fetu,
    querido, eu e Ernani estamos torcendo muito por você, desejando sempre muita força, luz e que esse amor que te envolve continue lindo!

    Mandei pelo Gustavo (que ia na Chopada) um creme de Guaçatonga da Phitoshop que é excelente para fechar escaras, eu já o vi em ação e funciona mesmo, um abração, Francine

    ResponderExcluir
  42. Fetu! que delícia ver seu sorrisão nessa foto... isso ninguém tira de você! não precisa dizer que estamos na maior torcida para você se recuperar o quanto antes para poder voltar para casa. todos os dias, muitas energias e pensamentos positivos para você, viu? beijo enorme da Laura (Paro) ;-)

    ResponderExcluir
  43. Olá Marcos!!
    Peço desculpas por ainda não têr deixado meu depoimento .. na verdade fiquei sabendo somente na quinta feira dia 26/01/2012 quando recebi um email da Escola de Inglês Valentines. Estudavamos juntos curso de inglês. Nossa sala é muito especial!
    Fiquei muito emocionada pela sua história e também pela lição de vida que está passando à todos nós!
    Como é bom saber que você tem uma família, esposa, amigos maravilhosos que estão fazendo de tudo por você, e o melhor é vêr você com este sorriso lindo onde tenho certeza que está tendo muito força de vontade que é admirável!! Fico muito feliz que está se recuperando muito bem e que ja ja estára em São Paulo.
    Agora é um momento de readaptação e nunca deixar de ter esperança e fé, porque estas pessoas que estão ao seu lado e Deus te amam muito!
    Quando voltar pra São Paulo quero visitá-lo.
    Vou postar este blog no facebook para tentar te ajudar para que você consiga mais doações.
    Força meu querido!! Serei mais uma pessoa que vou orar muito por você!! Que Deus te abençoe sempre!!
    Bjs no seu coração!
    Christiane

    ResponderExcluir
  44. Fala Fetu!
    Tava viajando meu irmãozinho e só agora que voltei ta rolando de te escrever.
    Velho, a fórmula mágica para este momento é: Acreditar no poder da mente e ter calma!
    Quando tive este mesmo probleminha que você meu chara, me apeguei no poder da cura pela mente. Quando eu fazia a tal da fisioterapia, mesmo sem sentir nada, eu esforçava-me absurdamente, pela mente, que a cada segundo eu iria melhorar, e funcionou! Todo segundo é muito importante, tem que acreditar e ter calma! Como você é master vibration e está rodeado de muitas pessoas de amor, tenho certeza que você ta mantendo a calma! Isso é muito importante! Manter o clima de paz e amor! Num hospital isso parece meio estranho, mas eu lembro que o meu quarto do hospital quando eu tava internado virou maior balada!
    Eu dividia o quarto com uma galera, daí ficava fazendo piada, tinha um tiozinho que era mó figura e todo mundo do hospital adorava a energia daquele quarto e ia lá pra dar umas risadas! Isso é o lance! Ter alegria no dia a dia! Isso por incrível que pareça é a formula mágica junto com o poder da mente! Alegria , força da mente e calma!
    Isso ai Fetu! Tamo no barco ai contigo meu irmão!
    Fica sussa que daqui a pouco você já vem pra casa! Daí tudo fica mais legal, e vou visitar você meu irmão!
    Você sabe que é noix sempre!
    Mando fortes vibrações pra você e com muito amor Fetu! Sempre!
    Noix!
    Marcão!

    ResponderExcluir
  45. Salve Fetu, mano véio e querido!

    Passei aqui pra saber das novas e te dar um abraço. Gostei do que o Marcão falou, taí o exemplo. Força, fé e alegria, que tu tá vivo é pra se superar, aprender e mostrar como se faz!

    Sami

    ResponderExcluir
  46. Força a todos! Marcos, espero que você possa se adaptar a sua nova vida com sua alegria de sempre. Um beijão, Onça

    ResponderExcluir
  47. Bro, Bro, Bro... Meu primo Marquinhos, Muito chocado com o acontecimento. Infelizmente Nao podemos prever as casualidades da vida. Mas quero te desejar muita forca,Determinacao, Alegria, paz, Perserveranca e acima de tudo muita Fe naquele que te criou. Pois Ele esta no controle de tudo e de todos. Essas situacoes especiais, so acontecem pra pessoas especiais. Conte comigo primo; vc e todos de sua casa tem um lugar especial na minha vida, em especial teu Pai esse cara excelente que nao so me acolheu como sobrinho mas quase como um filho em varios episodios dificeis da minha vida. comecando la atraz com a perda do meu Pai o tio Aguiar e varios outros que eu jamais me esquecerei. Entao mediante isso tudo existe uma prioridade agora, VOCE,entao quero me colocar a disposicao em todos os sentidos de apoio. Marquinhos Estamos juntos nessa, Fala aih pro Tio Rui! Abracao irmao apesar da distancia de 16000km mas o coracao e algo mais estara presente. Fica contigo minha oracao que eh composta de dois verbos "orar e agir".

    do Primo Irmao - Junior

    ResponderExcluir
  48. Grande Fetu,
    Estou acompanhando seu blog e muito feliz pela sua evolução.
    É nestas horas que vemos quem são nossos verdadeiros amigos, e sinta-se feliz e orgulhoso por ter tantos e tantos amigos torcendo, orando e agindo em prol de uma nobre causa: VOCÊ.
    Que a cada dia tenhamos sempre boas notícas !!!
    Um grande abraço,
    Levi

    ResponderExcluir