terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Mais uma semana

Mais uma semana. E a máquina do tempo segue bem, movida à força de vontade.

Nos últimos dias, o Marcos não deu mole para aqueles três desafios que se colocaram à sua frente desde a cirurgia (lembremos: a melhora da capacidade respiratória, o risco de infecção hospitalar e a ferida nas costas). Os obstáculos vão ficando pequenos diante do tamanho da fortaleza...

A chiadeira no peito já havia cessado. E não voltou mais. As sessões intensivas de fisioterapia e as constantes inalações surtiram efeito: os pulmões estão limpos de secreção. E a musculatura toráxica, aos poucos, se tonifica.

Com um sensor preso ao dedo, Marcos vai fornecendo informações para um aparelhinho que mostra tudo num pequeno monitor ao lado do leito. Não precisa ser médico pra entender: no começo, os números ficavam no limite do padrão de normalidade, que começa na faixa dos 90 (o dele ficava em 91, 92, no máximo). De uma semana para cá, no entanto, o tal do oxímetro (que, como o nome diz, mede o fluxo de oxigênio no corpo) está sempre marcando 98, 99. E não raro, arredonda em três digítos pra dizer que o Marcos já está usufruindo de 100% da sua capacidade respiratória.

É preciso frisar que essa medição é feita com o Marcos sempre em repouso. Os músculos do tórax foram afetados pela lesão medular. A respiração dele agora é sustentada principalmente pelo diafragma. Por isso, a apreensão quanto a este assunto. E também a comemoração por conta da estabilidade que ele conquistou nos últimos dias.

Da mesma forma, vai sendo superada também a segunda frente de batalha: o termômetro eletrônico não apita mais como antes. A febre deu uma trégua. A temperatura do Marcos baixou ao patamar dos 36, 37 e pouquinho. E parece que baixou para ficar. Confiantes, os médicos acharam que era hora de suspender os antibióticos. Seguimos todos atentos, monitorando os graus celsius de agora em diante. E confiantes de que os glóbulos brancos estejam bem dispostos, guardando a fortaleza. Que o Marcos siga assim: com o corpo fechado para as infecções.

O terceiro grande desafio da vez, a ferida no cóccix, também vai deixando de ser tão grande assim. Depois de um procedimento cirúrgico que limpou a escara, foi iniciado um tratamento com uma pomada à base de papaína, um cicatrizante bastante eficiente. De fato, o machucado já começa a sarar, a ferida vai fechando bem. E, além disso, muito importante: não apareceram novas escaras.

Nessa parte, tem sido decisiva a ação coordenada e disciplinada de virar o Marcos de lado, a cada duas horas. É sempre um momento delicado, que exige atenção para vários detalhes (não pode haver pressão no pescoço; o lençol deve estar sem dobras para não marcar a pele; a sonda deve sair de um lado para o outro da cama; a almofada de gel tem que ficar bem posicionada no quadril; os pés e braços tem que ficar bem apoiados, etc, etc...). Vez ou outra, ele reclama das dores nos ombros, por conta do tempo que ele fica sobre os braços, e distribui umas broncas durante a viração. Mas é tudo sempre numa boa: Marcos continua do mesmo jeito, com o seu conhecido e cativante senso de humor.

Essas constantes mudanças de decúbito exigem jeito e força (o homem é grande!) por parte da equipe de apoio do Marcos. Uma equipe que se renovou bem nos últimos dias: desde a segunda-feira passada, contamos com os serviços do técnico de enfermagem Charles, que veio para compor a dupla com o Thiago (um fica de dia e o outro, de noite). A família também se reveza nos turnos, e nessa equipe também houve mudanças: a Marta (irmã) e o Antonio Lino (amigo) voltaram para São Paulo. No lugar deles, chegaram o Alexandre (irmão) e a Malu (sogra). O Rui (pai), o Ricardo (irmão) e a Babi (companheira) seguem firmes e fortes em Santarém.

(A família quer aproveitar o espaço para agradecer publicamente por todo apoio, carinho, amor e força que Antonio Lino dedicou nesses 15 dias que passou ao lado do Marcos. Juntos, transpuseram barreiras. Antonio Lino partilhou com a família a serenidade de que Marcos precisava. Todos aprendemos muito com ele e guardamos nossa eterna gratidão).

Além da disposição dessa turma toda para o cuidado, cada um que chega traz novos apetrechos para melhorar o conforto e o bem-estar do Marcos. São algumas coisas que percebemos que podem fazer diferença. O Alexandre, por exemplo, trouxe um monte de almofadas de apoio e um colchão anti-escaras super moderno: o colchão tem até motor! Trata-se de um compressor de ar, que enche e esvazia camadas de ar, de maneira alternada, do estofado sobre o qual Marcos fica deitado. Esse colchão favorece a circulação sanguínea e diminui o risco de aparecerem feridas pelo corpo.

Além disso, Marcos também está ganhando bons cafunés: arrumamos um mini-massageador que temos usado na cabeça, pescoço e nos ombros. É bem leve e dá uma boa relaxada. Ele adora o aparelhinho. Juntando com o colchão motorizado, é massagem 24 horas por dia!

(Importante lembrar que todos esses acessórios médicos, além da contratação dos técnicos de enfermagem e da estadia dos acompanhantes em Santarém, tudo, sem exceção, está sendo viabilizado pelas doações que vem sendo feitas pelos parentes e amigos. Isso tem feito toda a diferença. O Marcos e toda a família, mais uma vez, agradecem).

O quadro de melhorias é promissor. Por conta dos recentes avanços, o médico responsável pelo caso do Marcos, o Dr. Erik Jennings, já acionou a burocracia do Hospital para começar a bater carimbo na papelada referente à sua transferência para São Paulo. Já existe uma vaga no Hospital e Centro de Reabilitação Lucy Montoro garantido, esperando pelo Marcos. O transporte aéreo também está sendo providenciado. Se tudo correr bem, nos próximos dias teremos uma definição mais precisa (quem sabe até uma data) sobre este tão aguardado retorno.

10 comentários:

  1. Força mano!! Vamos fazer uma serenata lá na porta do Lucy Montoro enquanto as visitas não forem autorizadas!

    Abração procê e pra toda a turma que tá por aí contigo!

    ResponderExcluir
  2. Aê, Fetu, nada como ouvir alvíssaras suas! Foco e ripa na chulipa para logo mais poder retornar à sua cidade! Grande abraço a todos! MauMau e Gabi.

    ResponderExcluir
  3. Fetu, Chile está contigo!
    Hasta la victoria siempre!
    um beijo
    Aninha, Claudio e Dari.

    ResponderExcluir
  4. Que Deus continue abençoando e dando força a todos vocês...em especial ao Marcos!!!!E como ja disse antes, precisando de uma fisio estou as ordens!!!

    Pela nossa antiga amizade Babi...

    Bjs no coração seu e do Marcos

    ResponderExcluir
  5. Emocionante ver o olhar e o sorriso do Marcos!!!Se fosse outra pessoa estaria revoltado. Tem que ser uma pessoa muito iluminada por Deus pra enfrentar essa fase e mesmo assim conseguir sorrir!!!Mais incrivel ainda é o olhar dele pras pessoas...da pra sentir o amor, amor esse que da forças a ele, e a quem esta do lado dele!!!Olhar essas fotos me fez sentir um nó na garganta, as lagrimas desceram pelo meu rosto...

    Parabéns a todos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, pessoal
    Obrigada por esse espaço que permite termos informações preciosas sobre o Marcão em tão doces palavras. Forte abraço para todos vocês. Fernanda

    ResponderExcluir
  7. Marcos, estas palavras não são minhas, li e gostei, e, é claro lembrei de você, espero que goste, continue firme, amigo:
    "Podemos acreditar que tudo que a vida nos oferecerá no futuro é repetir o que fizemos ontem e hoje. Mas, se prestarmos atenção, vamos nos dar conta de que nenhum dia é igual a outro. Cada manhã traz uma benção escondida; uma benção que só serve para esse dia e que não se pode guardar nem desaproveitar.
    Se não usamos este milagre hoje, ele vai se perder.
    Este milagre está nos detalhes do cotidiano; é preciso viver cada minuto porque ali encontramos a saída de nossas confusões, a alegria de nossos bons momentos, a pista correta para a decisão que tomaremos.
    Nunca podemos deixar que cada dia pareça igual ao anterior porque todos os dias são diferentes, porque estamos em constante processo de mudança".
    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  8. Marquito!! Tu num imagina a movimentação do povo todo aqui de Guarulhos. Em breve já teremos uma data pra o evento, que o Antonio Lino ficou de divulgar no blog. Pois é, meu amigo, vc plantou essas amizades todas, agora tá colhendo os frutos. E esse seu sorriso é o maior combustível pra gente.
    Vamo que vamo!!! Força daí e força daqui, num tem como desanimar não! Tem muita batalha pela frente, mas qualquer batalha é mais fácil qdo não se está sozinho. E vc tem um "mundarel" de gente te apoiando!!
    Beijão enooooorme procê e pra essa família lindona!

    ResponderExcluir
  9. Tranquilizar-se em Deus

    Não há quem percorra os caminhos da vida isento das dificuldades e situações desafiadoras.
    As vidas tranquilas, os cotidianos previsíveis também têm seus dias de dores, de problemas e de aflições.
    Alguns surgem de repente, qual tsunami arrastando e arrasando tudo que aparentemente parecia tão em ordem.
    Outros se fazem tempestade de longo prazo, que se inicia lenta, ganhando força com o tempo e arrancando o que haja pela frente.
    Não poucos, no mundo, enfrentam os mais graves desafios.
    Ora o companheiro, que parecia tão feliz ao nosso lado, decide romper laços construídos no tempo e se evadir do lar, buscando aventuras.
    Outros há que, em exame de saúde rotineiro, descobrem a doença invasiva, que já se instalou avassaladora.
    Tantos são aqueles que, sob os camartelos do clima, veem o lar, os amores, seus pertences serem levados de roldão em poucas horas, sobrando o vazio.
    São as aflições do mundo, as dores da vida a nos acompanhar os dias de aprendizado.
    Todas, independentemente da forma que se apresentem, são as lições necessárias para nosso aprendizado.
    Dores são oportunidades da alma para a reflexão, o entendimento melhor dos porquês da vida.
    Mas onde as dores nos encontrem, não nos permitamos abraçar o desespero e o desânimo.
    Deus será sempre o provedor maior nas dificuldades e o amparo constante ao nosso coração combalido.
    Se atravessamos dias difíceis, muitas vezes sob um silêncio dolorido e ignorado, amparemo-nos em Deus.
    Se sentirmos a solidão dolorida e imensa na alma, mesmo na multidão bulhenta que nos acompanha o caminhar, refugiemo-nos em Deus.
    Se aflições nos tomam a alma, a rasgar-nos as fibras do sentimento, dilacerando-nos a intimidade, assosseguemo-nos em Deus.
    Se a consciência gritar, acusando-nos de erros perdidos no silêncio do tempo, mas que nos atormentam o caminhar, aconselhemo-nos com Deus.
    Ele será sempre o amparo perante as dores do mundo e o sustento nas necessidades mais íntimas.
    Ao buscarmos Deus, seja qual for o nosso problema, ao tranquilizarmo-nos em Deus, hauriremos o de que necessitamos para enfrentar os desafios.
    E, por fim, recordemos, como nos ensinou Jesus, que mesmo um homem mau jamais daria uma serpente ao filho se esse lhe pedisse um pedaço de pão. Que dirá o Pai, que está nos céus, a cuidar de cada um de nós, Seus filhos amados!
    * * *
    Ante os dissabores, mantenhamos nossa confiança em Deus que nos mantém a vida e nos guarda em Seu amor.
    Mesmo que as dores possam nos parecer além das forças, tenhamos a certeza de que o Pai amoroso e bom está atento. O que nos pareça excesso de sofrimento, logo mais, como tempestade de verão, se acalmará, permitindo-nos ver o céu claro das bênçãos celestes.
    Redação do Momento Espírita.

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia!!meu nome é Guilherme Maues e sou cunhado do Marcos.Para quem ainda não sabe,as visitas estão autorizadas das 16 às 19 horas todos os dias.É só uma questão de organização para q todos possamos vê-lo.Eu postei no facebook e vou postar aqui de novo...a visita dos amigos é FUNDAMENTAL na recuperação do Marcos.
    Vamo lá rapaziada!!
    Grande Abraço!!

    ResponderExcluir