quarta-feira, 4 de abril de 2012

Nova rotina

Não podemos dizer que foi um passeio... O atual quadro do Marcos ainda exige transporte de ambulância. A vantagem é escapar do trânsito maluco da cidade, mas como a saída foi para o Hospital Universitário-USP, que fica juntinho da casa da família Alencar, não dá pra dizer que se economizou muito tempo. Passeios maiores, e de carro, poderão ocorrer depois que a escara tiver desaparecido e ele estiver sentando bem.


                          Marcos saindo da consulta do HU, já na ambulância

Essa saída foi na quinta-feira, dia 29.03, para uma consulta com a cirurgia plástica. A evolução da cicatrização da escara vem sendo acompanhada pelo Dr. Gustavo Stocchero, que gostou do que viu: a úlcera vem sendo bem tratada, vai sensivelmente diminuindo de tamanho e criando perspectivas para uma intervenção cirúrgica. A tão esperada plástica que tanto ajudará na superação dessa fase chatinha, pois a ferida impede a evolução da reabilitação. Uma próxima avaliação acontecerá daqui um mês e aí vamos ver se sai alguma previsão para a realização da cirurgia.

Alexandre e Ricardo têm assumido os cuidados e estão dando conta do recado super bem. Valentes e resistentes irmãos! 24h de cuidados, sem parada... Fazem todos os procedimentos com maestria, mas temos que contar com a ajuda de cuidadores profissionais para os decúbitos e demais movimentações. Como todos sabem Marcos é um cara grande. Marta tem cuidado da parte burocrática da vida do Marcos, mas também se encarregado de buscar medicação e equipamentos pela cidade e contatar profissionais da saúde para apoiar os meninos. Bárbara se encarregou da fisioterapia e terapia ocupacional. Rui e Ephigênia vão seguindo, firmes e fortes, cuidando da casa, tomando mil providências, apoiando a todos e coordenando a trupe.

Sempre que preciso, a família liga para o Dr. André Sugawara do Lucy Montoro pedindo orientações a respeito das condutas e ações que precisam ser tomadas. O quadro do Marcos ainda é delicado: ainda oscilações de temperatura, própria de um lesado medular, e dias de dor. Na verdade, as dores nos ombros e braços são contínuas e cada vez que alguém põe a mão no braço do Marcos, ele reclama. Estamos até pensando em fazer outra camiseta, dessa vez com a inscrição "Pega no meu pé". Quem sabe lendo o aviso a gente consegue segurar nossa mãozinha pesada.

Há ainda outros acompanhamentos médicos. Terça, 10.04, Marcos passará por consulta na Ortopedia-HC, para monitoramento da cervical. Pra tratar dessa dor persistente conseguimos encaminhamento para o Grupo de dor-HC, para o mesmo dia. Maratona hospitalar!!! Mais um passeio de ambulância, mas agora em longa distância...




Nenhum comentário:

Postar um comentário